APLV

Entendendo os sintomas, causas e tratamentos

O que é Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV)?

A Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) é uma reação adversa do sistema imunológico às proteínas encontradas no leite de vaca e em produtos lácteos. É mais comum em bebês e crianças, mas também pode afetar adultos. Esta condição difere da intolerância à lactose, que é causada pela falta de uma enzima digestiva e não envolve o sistema imunológico.

Causas da APLV

A APLV é causada por uma resposta exagerada do sistema imunológico às proteínas do leite de vaca, como a caseína e a proteína do soro. As causas podem incluir:

Sintomas da APLV

Os sintomas da APLV podem variar de leves a graves e podem afetar a pele, sistema gastrointestinal, respiratório e até mesmo o sistema cardiovascular. Alguns sintomas comuns incluem:

Diagnóstico e Tratamento da APLV

O diagnóstico da APLV é geralmente feito por um médico alergista por meio de testes específicos. O tratamento envolve a eliminação rigorosa de todas as fontes de proteína do leite de vaca da dieta. Em casos graves, um dispositivo de epinefrina autoinjetável pode ser prescrito para situações de emergência.

Prevenção da APLV

A prevenção da APLV envolve a identificação precoce da alergia e a exclusão de produtos lácteos da dieta. Bebês com risco de desenvolver APLV podem receber fórmulas à base de aminoácidos ou hidrolisados para evitar o consumo de proteínas do leite de vaca.

Explore também

Entenda os outros tipos de doenças alimentares

Baixe o Nosso Guia Informativo

Acessar o Guia